quinta-feira, janeiro 19, 2012

O controle de volume do Windows Phone

Uma das coisas que eu acho mais úteis no Windows Phone e uma vantagem absurda em relação ao iPhone, é que além de ser possível comandar o player de áudio (Zune) a partir da lockscreen (como o iPhone também faz) quando você está navegando pelos Windows Phone ou usando alguma aplicação, como o Flickr ou o Facebook, se tu apertares a tecla de volume + ou volume - aparecerá a informação do nível de volume (de 0 a 30), se o telefone está tocando e vibrando ou somente vibrando e, o melhor, os controles do Zune Player!

Sim eu sei, se você apertar a tecla home do iPhone duas vezes para ver as aplicações que estão em background, da para comandar o player, mas é muito menos intuitivo do que tu cutucares a tecla de volume para controlar o player, convenhamos.

Agora o ponto fraco do controle de volume do Windows Phone, é que já me causou problemas conjugais, é que ele é único para todas as funções do aparelho. Ou seja, tu estás assistindo um vídeo e baixa o nível de volume do seu aparelho, esse será o nível de volume adotado pelo sistema inteiro a partir de agora.

O que me aconteceu, e mais de uma vez, foi eu baixar o nível de volume para 0 (zero) para assistir um vídeo (estava sem fones e no busão e não iria pagar de “nem” ou de “funkeiro” sendo o DJ do ônibus), e quando você faz isso no canto direito o Windows Phone já avisa que o telefone está em modo “discreto” e irá somente vibrar. Ok, assisti o vídeo e não aumentei o nível do volume novamente. A lei de Murphy é implacável, minha esposa me ligou e eu não a atendi ao telefone, pois não o vi acendendo o display nem o “ouvi” vibrando sobre o gaveteiro ao lado da minha mesa. Já era meu amigo, flores + cartão + presente (caro) e um jantar para remediar a situação. Alias, aí Microsoft, poderiam me reembolsar? ;)

No iPhone o volume do player não é o mesmo do sistema. Tu podes baixar o volume da aplicação do YouTube para 0 (zero) que quando o vídeo terminar o iPhone está no mesmo nível de volume para a campainha do aparelho. Ponto para a Apple.

Nenhum comentário: