terça-feira, janeiro 03, 2012

Migração de contatos do iPhone para o Windows Phone

Uma das minhas preocupações quando idealizei sair do iPhone e ir para um smartphone com Windows Phone, era como levar meus contatos de um para o outro, tendo em vista que eu não sei de cabeça nem o telefone celular da minha esposa O.o isso era uma prioridade ;)
A forma mais "iCloud" que eu achei foi migrar tudo do iPhone para o Google (para a minha conta do GMail) e depois sincronizar a minha conta com o Windows Phone.
Até aí parecia molezinha. Primeiro cagou meus contatos todos do GMail com entradas repetidas. Imaginem que você tinha o contato Zezinha no GMail, e no telefone o mesmo contato... logo, tu terás duas vezes a Zezinha no GMail agora. Ok, arrumei a bagaça toda de uma vez e mandei importar no Windows Phone.

Apareceram todos os meus contatos, inclusive os que não tinham telefone (por exemplo, pessoas que eu só tenho o e-mail – como contatos profissionais e listas que participo mundo a fora sobre temas de meu interesse). Até aí tudo bem, se eu quiser mandar um e-mail para um desses "contatos" ele está lá. É o conceito de "conta" mesmo, onde tu não tens uma agenda de telefones no teu smartphone, tu tens tua conta de contatos mesmo. Enfim.

Então um dia fui tentar discar para um contato e vi que o mesmo só tinha um número de celular atribuído a ele. Hum, estranho... depois de uns dias fui ligar para um restaurante e... cadê o número do telefone de lá? Só tem o nome e o endereço!

Então descobri que nem todos os "tipos" de telefones são importados do GMail para o Windows Phone assim como se o contato tiver mais de um telefone do mesmo tipo ele (WP) só vai importar o primeiro!
Putz, então aquele contato que tem 2 telefones fixos em casa (meu Deus, década de 80 isso) só vai constar 1 telefone no Windows Phone? SIM!

Até ai tudo bem, não tem lógica isso, mas eu me rendi a POG e fui dando um jeitinho distribuindo os vários números de alguns contatos em tipos diferentes, por exemplo, a Zezinha que tinha dois celulares agora tem um celular e um residencial (que é o segundo celular). Não é elegante, a meu ver e em minha opinião de merda, mas é a forma que dá.

Então fui ver porque aquele restaurante estava sem número de telefone algum e descobri que o tipo "Principal" do GMail não é suportado pelo Windows Phone. Holy crap!

Veja o que ocorreu com esse contato que só tem um número de telefone atribuído a ele e este telefone está marcado como sendo do tipo principal:

No GMail:




No Windows Phone:



* Até o presente momento o Windows Phone 7.5 não tem a função de screenshot. Por isso da imagem a cima estar tão tosca (a foto foi tirada com um Samsung Galaxy S!). Desculpem.

Oh shit! Então garotinho juvenil, ao criar seus contatinhos na porra do iOS não saia usando aquele tipo de telefone "iPhone" para seus amiguinhos que tem iPhone e nem Principal (main) para os demais contatos, pois na hora de importar...

Lá fui eu passar pelos contatos acertando essa bagaça um por um (quem estava marcado no iOS como "iPhone" no tipo do telefone, estava em branco o tipo dele no GMail. Ou seja, nem exportar do iOS para o GMail esse tipo tu consegue. EVITEM!). Que felicidade em passar por todo esse trabalho! #not

É a sensação do quase, quase deu tudo certo... mas...

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.