sexta-feira, dezembro 09, 2011

HTC Ultimate/Titan: Primeiro contato (review)


  
Não podia deixar de começar a minha saga de posts sobre o Windows Phone sem falar do meu novo smartphone, um HTC Ultimate (que lá fora se chama HTC Titan).

Tela

Comigo desde terça-feira, o aparelho impressiona pelo tamanho da tela de 4,7". Sabe o que isso significa? Que você lê, navega, escreve, joga e assiste filmes e seriados de uma maneira muito confortável. Até mesmo ao navegar pelo sistema do telefone (entre contatos, aplicativos, etc) a telona se mostra excelente pelo simples fato do seu dedo não estar encobrindo 5 ícones da tela ao mesmo tempo ;)

Desempenho

Além do fato de ser um smartphone com Windows Phone, o que chama a atenção de cara é a rapidez do sistema operacional da Microsoft rodando no HTC Ultimate. Com um processador de 1,5GHz de apenas um núcleo, o telefone faz miséria! Mesmo depois de várias apps instaladas, minhas músicas no Zune, etc. ainda não passei pela situação de desbloquear o telefone e ficar esperando as coisas acontecerem, como ocorria direto no meu iPhone 3GS com iOS 5.0.1. Por exemplo, me irritava muito no iPhone começar a ouvir música, deixar em segundo plano a função "iPod" e começar a usar outra app. Depois você alternava o programa em execução para o iPod e via que ele ficava congelado alguns segundos até liberar o acesso as funcionalidades dele e atualizar a barra de progresso e a cronometragem da música que estava tocando.

Design

Eu acho o design do iPhone 4 e 4S bem mais atrativo do que o do 3G e 3GS, o HTC Ultimate se aproxima do design do iPhone 4 sendo quadrado nas bordas mas tem quase a mesma curvatura da parte traseira que encontramos no 3G/S. Todavia o telefone é, de formas gerais, mais quadrado do que os iPhones 3G/S.
Os botões de home, voltar e pesquisa que estão na barra inferir do telefone são sensíveis ao toque, então restaram 4 botões "físicos" no telefone: ligar/desligar, volume +, volume - e disparo da câmera.
Eu gostei!

Windows Phone 7.5 Mango

A estrela do telefone com certeza é o Windows Phone da série 7.
Começamos pelo "desktop" do sistema, que apresenta os aplicativos em hubs animados. As notificações ficam em um hub chamado Eu. O hub dos contatos fica animado com as fotos que meus amigos colocam no perfil das redes sociais como Facebook, Google, etc. É irado! Além da tela inicial com os hubs você tem a segunda tela principal com a lista, em ordem alfabética, de todas as aplicações instaladas no seu telefone. Qualquer uma delas tu pode "fixar" na área principal, no desktop.

Outra coisa que eu achei muito útil é que as aplicações interagem com o conteúdo do teu telefone. Se tu estiver com na sua galeria de fotos, aparecerá a lista de programas instalados que lidam com fotos (um dos mais irados é o PhotoFunia). O iOS está anos luz desta visão de interação entre conteúdo e aplicações, o mais perto que chegaram disso é o fato de poder colocar uma foto da sua galeria no Twitter!


Nesta imagem podemos ver o Flickr listado como aplicativo útil no trato com imagens. Perfeito!
Repare também na navegação horizontal do Windows Phone. Indo da esquerda para a direita temos: o menu principal do hub Fotos, as imagens favoritas, as imagens que seus contatos estão postando nas redes sociais e por último (mais a direita) os aplicativos lgados ao hub.

É uma experiência fantástica de uso. Recomendo que testem um dia, peguem o smartphone de um amigo ou em uma loja das operadoras da sua região. Vais ver o que estou falando.

Assessórios

Ainda não achei capa de silicone ou película a venda para esse smartphone aqui no Brasil (em lojas e no Mercado Livre). Fora do Brasil consegui comprar no eBay apenas a película protetora, nada de capas de silicone.

Fora que não há ainda uma gama de acessórios para ele. Como uma dock station, etc. Vou aguardar pacientemente por isso ;)



Conclusão

Eu recomendo o HTC Ultimate. Até agora não está me devendo nada em desempenho e funcionalidades (se bem que depois postarei aqui alguns softwares que eu procurei e não achei na Marktplace brasileira).

Nenhum comentário: