quinta-feira, agosto 06, 2009

Twitter fora do ar

Para quem, como eu, usa frequentemente o serviço de micro-blogging Twitter, viu hoje que o serviço ficou indisponível.

No blog oficial do Twitter foi informado que o site foi atacado, blábláblá que eles trabalhavam para restaurar o serviço blábláblá acusaram os xiitas iranianos, não to brincando, não acusaram ninguém ;) e falaram que se tratava de um "denial-of-service attack" ("ataque de negação de serviço"), mas o site voltou a funcionar um pouco lento em menos de 1h, se não me engano.

Esse tipo de ataque é de força bruta, como visto nos links a cima, e conversando com amigos sobre o ocorrido com o Twitter mostrei como "fazer" o mesmo, congelando a máquina de um colega de trabalho. O comando é conhecido como ping da morte ;)

Hoje em dia muitos sistemas operacionais não sofrem mais desse mau, mesmo roteadores, switches e placas de rede já contam com mecanismos de defesa para esse tipo de ataque. Ainda existem empresas que vendem soluções para isso.

Assusta-me pensar que sites do tamanho do Twitter estejam vulneráveis a esse tipo de ataque, mas tratá-lo não é uma tarefa fácil (como diz um amigo "não é como peidar dormindo") e desafia muita gente por aí.

Não faltou gente comento a notícia no G1 falando que é um absurdo as pessoas darem importância para esse tipo de site assim como para o Orkut blábláblá. Uma coisa é fato, as redes sociais já estão fazendo parte do nosso cotidiano, seja para achar amigos nos sites de relacionamento seja postando um "tweet" dizendo "estou no banheiro".

E segue a vida com Twitter no ar novamente e um clientezinho novo para postar direto do iPhone chamado Tweetie ;)

Nenhum comentário: