segunda-feira, novembro 19, 2007

Framework Mentawai - Desenvolvimento Java para WEB.

Dae pessoal, to a tempos para postar aqui mas não consigo tempo para nada.

Estes dias ia iniciar um projeto e comecei pela escolha de um framework para utilizar. O pessoal da empresa em que eu trabalhava (a dois meses mudei de emprego, estado, cidade... e por isso de ter largado o blog um pouco) estava usando o Jboss SEAM para novas aplicações WEB. Eu gostei, fui em uma palestra sobre o Jboss Seam e tudo mais, mas no fim achei que ia usar uma bomba atômica para matar uma formiga. E depois, queria aprender algo realmente novo e que ninguém naquela sala tivesse trabalhado, por desafio mesmo. Então pensei em dar uma olhada nos frameworks brasileiros (não, não li a revista aquela com a matéria de capa sobre isso). De cara na home do site do primeiro candidato eu já vi o que mais me agradaria: sem XMLs e annotations!

Claro, estou falando do Mentawai. Projeto bem bacana que anda conquistando o mundo (ta isso foi por minha conta :) )!!!

Então como de costume, peguei o .jar do framework, criei um novo projeto no Eclipse e comecei a fuçar criando minha aplicação modelo, se eu conseguisse fazer ali meia dúzia de coisas que eu desejava na minha aplicação final ele seria o eleito.

Comecei pela lista:

  1. Não quero preencher beans na mão, o framework tem que pegar os formulários e popular objetos para mim.

  2. Tem que ter algum suporte a IoC sem que eu tenha que meter mais uma tonelada de .jars, como o do Spring e a penca de .jars que ele necessita, para isso e sem muito esforço também, não quero ter que ler mais uma documentação para aprender como usar um framework secundário.

  3. Bom, pela minha preguiça expressa acima eu também não quero ter que correr atrás de componentes como upload, envio de e-mail, etc... o eleito tinha que ter tudo isso.

  4. O Mentawai de cara já era um futuro eleito por não conter um só maldito XML e nem uma porcaria de annotation! Não, sério... na boa... aquela sopa de annotations ou aqueles duzentos arquivos XML não é prático.


Meu exemplo era o mais simples: uma tela de acesso ou cadastro. Ok, vamos complicar um pouco, mas nem tanto, tinha que ter suporte a internacionalização e salvar algumas coisas sobre o usuário em cookies.

Em 4 minutos (na verdade 3 e alguns segundos) eu tinha feito a primeira tela da minha aplicação seguindo a documentação no site do framework.

Toda a configuração da aplicação é feita em uma classe, ou seja, é em Java! Não tem como o cara colocar um caractere inválido, esquecer de fechar uma tag ou fazer qualquer barbeiragem neste arquivo pois o mesmo é compilado. Ótimo, gostei muito disso.

Depois da minha primeira página parti para a forma de pegar os dados do formulário de cadastro em um objeto já preenchido pelo framework. Moleza. Isso foi muito fácil de fazer também.

Login... tenho que criar a forma do cara entrar na minha aplicação e recuperar os dados dele da sessão. Também não foi difícil. Tive uns problemas aqui mas foram barbeiragens minhas :) o frame estava certo!

Comecei a achar que estava no mundo perfeito!

Passei para a internacionalização. Aqui eu tive que apelar para o fórum. Mas fui socorrido em minutos.

A única coisa que ainda falta eu implementar é usar mensagens parametrizadas na internacionalização. Exemplo: O usuário {0} deletou {1}. Mas, diz o inventor do monstro, que há como fazer e eu que não li a documentação corretamente. Devo tirar um tempinho essa semana para descobrir como fazer.

Então minha aplicação ficou assim:

Passos da aplicação:

  1. Ao acessar o endereço da aplicação no navegador o usuário é redirecionado para a action Preparesystem. Esta action tem a função de ler possíveis dados do usuário armazenados anteriormente, como o último login que acessou o sistema, idioma escolhido anteriormente pelo usuário, etc... Depois de feito isso o usuário é redirecionado para a página principal do sistema.

  2. Na página principal o usuário tem duas opções: fazer login ou cadastrar-se no sistema.

  3. Quando o usuário executa login ele é redirecionado para a action Login. Nesta action é injetado o objeto User pelo controle de IoC do Mentawai. Ou seja, é pego na requisição os dados do formulário e postos em um objeto sem a intervenção do desenvolvedor (magavilha!). Depois de aplicada a regra de acesso ao sistema o usuário é redirecionado para a home, caso o login tenha sido bem sucedido, ou para a primeira página do sistema novamente onde serão exibidas as mensagens de erro, caso o login não tenha sido bem sucedido. Note que quem faz a validação da requisição é uma classe externa a action, chamada LoginValidator. Talvez essa seja a grande jogada deste framework, poder separar muito bem as coisas em objetos com propósitos distintos.

  4. Quando o usuário vai se cadastrar no sistema ele é redirecionado para a página com o formulário de cadastro. Por trás desta página há a action Register que, assim como a action Login, recebe um objeto já preenchido com os dados do formulário. Também a exemplo da action Login, a validação está em uma classe externa chamada RegisterValidator. Se o cadastro for efetivado com sucesso o usuário é redirecionado para uma página de boas vindas de onde ele tem a opção de ir para a home do sistema.


E estamos aí, ela funciona mesmo! Olha a cara dela que espetáculo! :)


Tela inicial da aplicação

Assim começa a aplicação.



Tela inicial da aplicação em inglês

Versão em inglês.



Tela cadastro

Tela de cadastro.



Tela de boas-vindas

Boas-vindas para usuários que se cadastram.



Tela inicial para usuários logados

Home para usuários logados.


Quem quiser baixar os fontes e olhar como foi feito: http://www.mentaframework.org/files/. Enviei para o criador do framework minha app para que ela fique disponível como exemplo de uso.

Era isso pessoal. Encorajo-os a usar o framework, cadastrassem no fórum, e darem algum valor pelo o que é desenvolvido com tanto esforço pelos programadores tupiniquins!

Abraços a todos.

OBS.: Não postem comentários sobre perguntas referentes ao framework aqui, e sim no fórum deles! Postem comentários sobre a minha aplicação, erros de português, falando do blog... enfim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois bem Jean, comecei a estudar java para web a pouco tempo, tenho experiencia como programador web somente em .Net, quando comecei a procurar por materiais para desenvolvimento web em java me assustei, eu vi Spring, Struts, parece coisa de mazoquista ter que fazer um monte de configuração em XML, procurara por alguma coisa que fosse simples, dai eu achei o Metawai e estou estudando esse framework, o que me fez desistir dos demais foram os malditos XML, mais ta ai, gostei desse post, parabens.

MmogOg disse...

Caro Jean, estou procurando um desenvolvedor java para um projeto remunerado. Gostaria de conversar com você por telefone. Por favor envie um e-mail para mmogog@gmail.com se tiver interesse.