segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Resistência da tela do HTC Ultimate

Testei sem querer querendo a resistência da tela do meu HTC Ultimate semana passada.

Eis que estava eu montando meus novos pedais clipless da minha bike quando um dos pedais escapou da minha mão e caiu em cheio sobre o meu celular que estava na bancada em que eu trabalhava. Imagine uma peça de puro ferro com mais de 200g caindo de uma altura de 35cm~45cm sobre uma fina peça de vidro!

OMG! I was blessed by God!

Foi aquele estouro forte e o pavor de ter quebrado a tela do meu smartphone. Ainda mais que eu já havia lido que o HTC Ultimate não usa telas da “marca” Gorilla Glass.

Bom, depois de olhar a tela com dois buracos e quase enfartar, constatei que os buracos eram somente na película, que nada havia acontecido com a tela do HTC Ultimate.

Eis o estrago na película.

Eis o pedalzinho que caiu sobre o meu HTC Ultimate.

Como o pessoal do Gizmodo Brasil já falou, telas Gorilla Glass não são mais sinônimos de indestrutividade. A cada dia mais e mais telas resistentes aparecem no mercado como as que equipam os iPads 2, inclusive tem um vídeo mostrando a flexibilidade da lâmina de vidro que mais parece uma folha de lexan usado nas telas do iPad 2.

Tirando dois episódios em que arranhei meu smartphone por bobeira minha, ele se parece muito resistente.

O primeiro arranhão veio quando deixei o telefone cair da minha mão direto no chão de concreto do estacionamento do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O que arranhou nessa ocasião foi o canto da carcaça traseira. Mais nada.
A segunda vez que arranhei o meu smartphone foi ao colocá-lo dentro da saddle bag da minha bike e sair para um role, só que esqueci que haviam ferramentas dentro da saddle bag, e uma delas arranhou a carcaça traseira, perto da lente da câmera.

Só a carcaça traseira custa em média 65 doletas no eBay. Bem, não vou trocar tão cedo isso, a não ser que eu queira fazer um upgrade de smartphone, o que não ocorrerá tão cedo.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

O controle de volume do Windows Phone

Uma das coisas que eu acho mais úteis no Windows Phone e uma vantagem absurda em relação ao iPhone, é que além de ser possível comandar o player de áudio (Zune) a partir da lockscreen (como o iPhone também faz) quando você está navegando pelos Windows Phone ou usando alguma aplicação, como o Flickr ou o Facebook, se tu apertares a tecla de volume + ou volume - aparecerá a informação do nível de volume (de 0 a 30), se o telefone está tocando e vibrando ou somente vibrando e, o melhor, os controles do Zune Player!

Sim eu sei, se você apertar a tecla home do iPhone duas vezes para ver as aplicações que estão em background, da para comandar o player, mas é muito menos intuitivo do que tu cutucares a tecla de volume para controlar o player, convenhamos.

Agora o ponto fraco do controle de volume do Windows Phone, é que já me causou problemas conjugais, é que ele é único para todas as funções do aparelho. Ou seja, tu estás assistindo um vídeo e baixa o nível de volume do seu aparelho, esse será o nível de volume adotado pelo sistema inteiro a partir de agora.

O que me aconteceu, e mais de uma vez, foi eu baixar o nível de volume para 0 (zero) para assistir um vídeo (estava sem fones e no busão e não iria pagar de “nem” ou de “funkeiro” sendo o DJ do ônibus), e quando você faz isso no canto direito o Windows Phone já avisa que o telefone está em modo “discreto” e irá somente vibrar. Ok, assisti o vídeo e não aumentei o nível do volume novamente. A lei de Murphy é implacável, minha esposa me ligou e eu não a atendi ao telefone, pois não o vi acendendo o display nem o “ouvi” vibrando sobre o gaveteiro ao lado da minha mesa. Já era meu amigo, flores + cartão + presente (caro) e um jantar para remediar a situação. Alias, aí Microsoft, poderiam me reembolsar? ;)

No iPhone o volume do player não é o mesmo do sistema. Tu podes baixar o volume da aplicação do YouTube para 0 (zero) que quando o vídeo terminar o iPhone está no mesmo nível de volume para a campainha do aparelho. Ponto para a Apple.

sexta-feira, janeiro 13, 2012

A dificuldade do Windows Phone em aprender novas palavras.


Já estou a mais de um mês com o HTC Ultimate usando o Windows Phone e tenho percebido que ele ou não aprende novas palavras ou vai demorar uma eternidade para isso.

Se eu digitar “so” querendo dizer “só” ele me sugere “do”. What?
Isso que o teclado/idioma está configurado para pt_BR (português do Brasil), então não vale dizer que ele tentou assimilar a “to do”, isso na minha lógica de raciocínio.
Se você digitar “pro” ele corrige para “oro”, e assim vai. As sugestões muitas vezes são bizarras.

Fica mais notável para qualquer um que o Windows Phone demora a aprender novas palavras e as adicionar ao dicionário quando todos os dias você escreve um SMS para sua mulher e digita “bjs” e a correção escrotamente sugere “bus” ;)

Alias, eu não sei o porquê dessa confusão que o Windows Phone faz com os idiomas.
Se o teclado estiver em pt_BR e você digitar alguma palavra em inglês ele acusa como errada. Ok. Mas nessas correções de “bjs” e “so” ele me sugere “bus” e “do”? Teste simples de qual idioma o usuário está usando para então sugerir uma correção passou longe né? Padrão Microsoft de ser, depois vem um service pack de 800GB corrigindo tudo que é merdinha que ficou para trás.

O interessante é que palavrões ele não sugere correção, mas se você escrever errado ele aponta o erro. Teste escrevendo “caral&0”. Ele não vai sublinhar o texto em vermelho acusando que a palavra está errada. Agora escreva a mesma palavra errada, tipo troque o “lho” por “lhiu”. O corretor vai informar que a palavra está errada. Motherfucker!
Funciona com o “órgão sexual feminino” também e outras palavras do tipo. Bizarro isso.
Valeu Microsoft, não vou mais xingar ninguém de forma errada!

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Evernote no Windows Phone

Evernote na Marketplace Brasil.
Criar uma anotação (nota) no meio da rua e depois querer ver essa anotação no seu computador de casa ou do escritório não é um problema, faz algum tempo.

Quando eu ainda era um crakeiro usuário de iOS, sincronizava minhas notas com o Gmail.
Depois passei a usar o SpringPad para fazer isso, pois ele criava "pastas" onde eu podia separar o que era pessoal, profissional, estudos, etc. Então eu me libertei do crack comprei o HTC Ultimate e me vi na dúvida de o que usar para essa tarefa.

Depois de testar algumas apps bizarras de tão ruim lembrei que um dia tinha usado o Evernote (pela web) e fui conferir se havia versão para o Windows Phone. Não só há uma versão para o Windows Phone como elá é bem legal.

Para explorar o máximo do Evernote experimente instalar no seu PC o cliente desktop. Animal! Tu crias as anotações e arrasta arquivos para dentro dela, de qualquer lugar do seu computador, e o arquivo estará anexado a anotação (no caso de imagens, será exibida na anotação).
De tempos em tempos ele sincroniza as anotações, ou seja, as tornam acessíveis pelo site do Evernote e pela aplicação para o Windows Phone.
Nota com uma planilha anexada.
Depois da sincronia feita, suas anotações ficam disponíveis no site, no PC e no Windows Phone.

Resolveu meu problema!

Existe cliente do Evernote para váriOS sistemas operacionais, tanto desktop quanto mobile (iOS, Android, etc).

segunda-feira, janeiro 09, 2012

O que eu achava que era problema é um bug

Quase todo mundo que tem um smartphone com Windows Phone já passou pela situação de estar redigindo um texto em um e-mail, SMS, post nas redes sociais, etc. e o teclado sumir do nada.

Eu até algumas  semanas atrás achava que fosse privilégio meu esse problema, pois poderia estar tendo problemas ao usar a tela gigante do HTC Ultimate, já que tenho as mãos grandes.

Então vi que os colegas que tem o Samsung Omnia também tinham este problema, e que pior, é um bug conhecido pela Microsoft que será corrigido na próxima versão do Windows Phone.

Mas não é este bug do teclado que some (teclado que fecha sozinho) que fará meus dias com o Windows Phone menos contentes. Agora é esperar ainda mais


Agora é esperar ainda mais ansioso o upgrade da versão 7.5 para a 8 (?), onde espero que seja integrado o Skype ao Windows Phone.

terça-feira, janeiro 03, 2012

Migração de contatos do iPhone para o Windows Phone

Uma das minhas preocupações quando idealizei sair do iPhone e ir para um smartphone com Windows Phone, era como levar meus contatos de um para o outro, tendo em vista que eu não sei de cabeça nem o telefone celular da minha esposa O.o isso era uma prioridade ;)
A forma mais "iCloud" que eu achei foi migrar tudo do iPhone para o Google (para a minha conta do GMail) e depois sincronizar a minha conta com o Windows Phone.
Até aí parecia molezinha. Primeiro cagou meus contatos todos do GMail com entradas repetidas. Imaginem que você tinha o contato Zezinha no GMail, e no telefone o mesmo contato... logo, tu terás duas vezes a Zezinha no GMail agora. Ok, arrumei a bagaça toda de uma vez e mandei importar no Windows Phone.

Apareceram todos os meus contatos, inclusive os que não tinham telefone (por exemplo, pessoas que eu só tenho o e-mail – como contatos profissionais e listas que participo mundo a fora sobre temas de meu interesse). Até aí tudo bem, se eu quiser mandar um e-mail para um desses "contatos" ele está lá. É o conceito de "conta" mesmo, onde tu não tens uma agenda de telefones no teu smartphone, tu tens tua conta de contatos mesmo. Enfim.

Então um dia fui tentar discar para um contato e vi que o mesmo só tinha um número de celular atribuído a ele. Hum, estranho... depois de uns dias fui ligar para um restaurante e... cadê o número do telefone de lá? Só tem o nome e o endereço!

Então descobri que nem todos os "tipos" de telefones são importados do GMail para o Windows Phone assim como se o contato tiver mais de um telefone do mesmo tipo ele (WP) só vai importar o primeiro!
Putz, então aquele contato que tem 2 telefones fixos em casa (meu Deus, década de 80 isso) só vai constar 1 telefone no Windows Phone? SIM!

Até ai tudo bem, não tem lógica isso, mas eu me rendi a POG e fui dando um jeitinho distribuindo os vários números de alguns contatos em tipos diferentes, por exemplo, a Zezinha que tinha dois celulares agora tem um celular e um residencial (que é o segundo celular). Não é elegante, a meu ver e em minha opinião de merda, mas é a forma que dá.

Então fui ver porque aquele restaurante estava sem número de telefone algum e descobri que o tipo "Principal" do GMail não é suportado pelo Windows Phone. Holy crap!

Veja o que ocorreu com esse contato que só tem um número de telefone atribuído a ele e este telefone está marcado como sendo do tipo principal:

No GMail:




No Windows Phone:



* Até o presente momento o Windows Phone 7.5 não tem a função de screenshot. Por isso da imagem a cima estar tão tosca (a foto foi tirada com um Samsung Galaxy S!). Desculpem.

Oh shit! Então garotinho juvenil, ao criar seus contatinhos na porra do iOS não saia usando aquele tipo de telefone "iPhone" para seus amiguinhos que tem iPhone e nem Principal (main) para os demais contatos, pois na hora de importar...

Lá fui eu passar pelos contatos acertando essa bagaça um por um (quem estava marcado no iOS como "iPhone" no tipo do telefone, estava em branco o tipo dele no GMail. Ou seja, nem exportar do iOS para o GMail esse tipo tu consegue. EVITEM!). Que felicidade em passar por todo esse trabalho! #not

É a sensação do quase, quase deu tudo certo... mas...